terça-feira, 6 de novembro de 2007

Matéria


Segundo a Wikipédia: o estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matérO estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima. Na fase sólida da matéria, os átomos têm uma ordenação espacial fixa, mas uma vez que toda a matéria tem alguma energia cinética, até os átomos do sólido mais rígido movem-se ligeiramente, num movimento "invisívelia resiste à deformação).

14 comentários:

Joselito e Renato disse...

Estou esperando que vcs postem aqui. Somos todos estudantes da vida...

neyde disse...

Segurança no laboratório
O laboratório deve estar devidamente sinalizado, com mapa geral e plano de emergência interno. A indicação de localização de extintores, chuveiro, balde de areia, saídas, quadro de eletricidade e torneiras de segurança é obrigatória e deve ser do conhecimento de todos os técnicos.
O armazenamento do material e reagentes deve ser efectuado de modo a minimizar potenciais riscos, de forma acessível e de fácil manipulação, devidamente identificados e armazenadas de acordo com suas propriedades físico-quimicas, perigosidade e toxicidade.
No laboratório só devem permancer as quantidades de soluções químicas perigosas necessárias aos trabalhos efectuados.
deve existir um armazém de reagentes;solventes para guardar temporariamente as substâncias que não são utilizadas com frequência. Este espaço deve ser anexo ao laboratório, ventilado e com temperaturas adequadas.

Mauro e Neide disse...

Todo o laboratório deve ser gerido por um responsável: chefe de laboratório, que lhe está incumbida a missão de gerir o labratório de modo a garantir a realização dos ensaios com máxima qualidade e segurança. Este deve avaliar as condições de trabalho existentes, face à distribuição de equipamentos e medidas de segurança, bem como garantir a existência e utilização de medidas/equipamentos de proteção individual pela parte dos seus subordinados. A planificação dos trabalhos a executar, é da sua responsabilidade, que deve procederà sua distribuição de acordo com os técnicos disponíveis e com conhecimentos para a sua realização.

Unknown disse...

Geometria Molecular

Teoria da Repulsão dos pares eletrônicos, desenvolvida na década 1960: Os pares de elétrons ao redor do átomo central distribuem-se no espaço de tal forma que a repulsão entre eles é a menor possível, garantindo maior estabilidades pares de elétrons podem ou não fazer parte de ligações. Quando os elétrons são ligantes, os pares podem constituir ligações simples, duplas, triplas ou dativas. As posições relativas dos átomos ligantes são dadas pela disposição de todos os pares de elétrons, mas a geometria da molécula é considerada apenas pela posição relativa de seus núcleos.
Exemplos:
O metano apresenta geometria molecular tetraédrica e distribuição dos pares eletrônicos tetraédricas.
A água apresenta geometria molecular angular, distribuição dos pares de elétrons tetraédrica.
Geometria molecular bipirâmide trigonal e possui 5 átomos ligantes.
E a maior parte das moléculas é tridimensional.

Fábio e Reinaldo

mmquimica disse...

mmquimica:MILENA /MARLEIDE.
PROPRIEDADES DA MATERIA
São propriedades que definem um objeto como matéria.Essas propriedades estão presente em todos os elementos químico.Existem três tipos de propriedades:as Propriedades Gerais,as Propriedades Específicas e as Propriedades funcionais.
Propriedades gerais da matéria:são propriedades em que toda a matéria apresenta,ou seja,características comuns entre todas as matéria.São elas:
Massa: é a quantidade de matéria que um corpo possui.
Expansibilidade: propriedade da matéria que pode sofrer aumento quando aplicamos forças opostas(de dentro pra fora).
Divisibilidade: propriedade da matéria que pode ser dividida até chegar a uma partícula,sem mudar a estrutura.
Impenetrabilidade: dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço.
Compressibilidade: propriedade de reduzir o seu volume quando aplicando forças oposta(de fora para dentro).
Elasticidade: propriedade da matéria de voltar à sua forma original depois a forma original depois das forças que agem sobre ela pararem.
PROPRIEDADES GERAIS FÍSICAS
São propriedades que estão ligadas a algumas propriedades anteriores e podem aumentar ou diminuir de acordo com forças ou ações das propriedades anteriores.
Inércia: a matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento,a menos que uma força aja sobre ela.
Descontinuidade: a matéria é descontínua,por mais compacta que pareça.
Indestrutibilidade: a matéria não pode ser destruída,somente transformada.
PROPRIEDADES ESPECÍFICA DA MATÉRIA
São propriedades que caracterizam uma matétia da outra:
Física: são propriedades definidas pelo ponro de fusão,pelo ponto de ebulição e pela densidade.
Química: são aquelas que caracterizam uma substância que so pode reagir com outra ou tem um fenômeno químico que a diferencia de outra substância.
Organolépticas:são aquelas relacionadas com os sentidos,ou seja,podem ser indentificados pelos 5 sentidos,como cor, sabor, cheiro,e etc.
PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA MATÉRIA
São propriedades particulares de cada matéria e possuem uma classificação de acordo com a sua composição ou com suas característica.
Acidez: encontrado no vinagre devido ao ácido acético,no limão devido ao ácido cítrico.
Basicidade: encontrado em produtos para densentupir pia, devido ao hidróxido de sódio,no leite de magnésia devido ao hidróxido de magnésio.
Salinidade: presente no sal de cozinha devido ao cloreto de sódio,no diamante devido ao nitrato de potássio.

Ludmila disse...

Tabela Periódica
Esquema montado afim de facilitar o estudo e o conhecimento dos elementos químicos. Organizados por características semelhantes.
A tabela é compreendida por elementos químicos, alguns naturais e outras artificiais. É constituída por 103 elementos dos quais 73 são encontrados na natureza e 30 são artificiais.
Traz informações relevantes sobre cada elementos como:a distribuição dos elétrons em camadas número atômico pelo qual na tabela periódica são organizadas funcionando como RG de cada elemento pois nenhum elemento possui o mesmo nº1 o símbolo, o nome do elemento, a massa atômica, sua classificação em metais, semi-metais, não-metais, e os gases nobres, casos particulares de alguns elementos. E ainda, organizadas em períodos e famílias. O primeiro são 7 e o segundo são 18, sendo classificados como A e B.
As massas atômicas refere na tabela periódica são ao isótopo 12 do carbono.
Naiara e Ludmila
norberto Fernandes-3ºnormal

Ludmila disse...

história da tabela periódica
A Tabela Periódica surgiu devido à crescente descoberta de elementos químicos e suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo suas características. Até 1800 aproximadamente 30 elementos eram conhecidos; nos dias de hoje a Tabela Periódica consta de 109 elementos.

Vejam só como ela cresceu!

Com a Tabela Periódica podemos analisar uma série de propriedades dos elementos. Um químico sempre a tem em mãos. Mas por que será que ela tem esse nome?

O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em intervalos, como, por exemplo, ocorre com as fases da lua, que mudam durante o mês e se repetem mês após mês.

A base da classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos, como era a classificação feita por Mendeleev.

A Tabela Periódica atual é formada por 109 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.

Vamos verificar?





K 2
K 2
K 2


L 1

L 4

L 8




Viu só, o lítio, o carbono e o neônio possuem 2 camadas (K e L); portanto são do segundo período.

As linhas verticais da Tabela Periódica são denominadas de famílias e estão divididas em 18 colunas. Os elementos químicos que estão na mesma coluna na Tabela Periódica possuem propriedades químicas e físicas semelhantes.

A família é caracterizada pelos elétrons do subnível mais energético, portanto os elementos de uma mesma família apresentam a mesma configuração na última camada.

Vamos verificar alguns exemplos?





O berílio e o cálcio tem a mesma configuração na última camada, isto é, s2; portanto ambos pertencem à família 2A ou 2.

Algumas colunas possuem nomes especiais. Vamos conhecer quais são elas?

Família 1 (1A) -
Alcalinos

Família 2 (2A) -
Alcalino-terrosos

Família 13 (3A) -
Família do boro

Família 14 (4A) -
Família do carbono

Família 15 (5A) -
Família do nitrogênio

Família 16 (6A) -
Calcogênios

Família 17 (7A) -
Halogênios

Família 18 (Zero) -
Gases Nobres




Os elementos da Tabela Periódica podem ser classificados como:


Metais: Eles são a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio.


Não-Metais: São os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho como os metais.


Gases Nobres: São no total 6 elementos e sua característica mais importante é a inércia química.


Hidrogênio: O hidrogênio é um elemento considerado à parte por ter um comportamento único.
Naiara e Ludmila
Norberto Fernandes-3ºnormal

Unknown disse...

www.quimicanoceat.flogbrasil.com.br

Quimica Orgânica!
Sempre Presente! O que é química orgânica? A química orgânica é o ramo de química que trata de substâncias ou compostos contendo carbono e hidrogénio como os seus elementos principais (também, frequentemente encontra-se elementos como oxigénio, azoto, fósforo, enxofre, etc). A química orgânica tem uma presença constante na nossa vida quotidiana e tem uma ligação forte com áreas importantes, como por exemplo, saúde, agricultura, energia, ambiente, transporte, etc (vamos ver vários exemplos). A química orgânica abrange uma área enorme e foi estimado que o número de substâncias orgânicas que pode existir é mais de 1060 (1 seguido por 60 zeros!), um número tão grande que ultrapassa o número de estrelas no universo visível! Os compostos orgânicos são de dois tipos; naturais e sintéticos. Os naturais são feitos (biosintetizados) pela Mãe Naturezae os sintéticos pelo homem nos seus laboratórios e fábricas. Compostos orgânicos são encontrados, na terra, nos mares, no ar e no espaço. Na terra, encontra-se uma grande variedade de compostos orgânicos, desde compostos produzidos pelas plantas e animais aos compostos produzidos nas nossas fábricas e nossos laboratórios. No caso dos seres vivos, são encontrados nas suas células, compostos orgânicos pequenos (por exemplo, açúcares e amino ácidos) a compostos grandes, (por exemplo, proteínas, celulose e ácidos nucleícos). Na verdade, neste momento, consegue ler e compreender este texto pela acção de compostos orgânicos pequenos presentes no cérebro. Denominam-se neurotransmissorese são responsáveis pela sua consciência. Os neurotransmissores são enviados de um neurónio(célula nervosa) para outro. O oxigénio vital para a sobrevivência destas células é transportado por um composto chamado hemoglobinacontendo uma parte orgânica grande (a porfirina).

www.quimicanoceat.flogbrasil.com.br

loyrinha disse...

jnmEquilíbrio químico

Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as contidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantem constante ao longo do tempo .
Ao menos teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes.Comtudo em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são comvertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorre (ou pelo menos não em escala mensurável );tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reaçães nas quais logo que uma serta quntidade de produtos e formada, estes tornam a dar origem aos ragentes; essas reações possuem o nome de reversíveis.O conceito de equilíbrio químico praticamente restrige-se ás reaçães reversíveis .

carmitarodregues disse...

O estado sólido e um estado da matéria cujas características são ter volume e forma definida ( esta e a matéria que resiste a deformação).
Dentro de um sólido os átomos ou as moléculas estão relativamente próximas, ou regidos mas esta não evita que o sólido da matéria os átomos tem uma ordenação especial fixa mas, uma vez que toda a matéria tem alguma vez que toda a matéria tem alguma energia cinética até os átomos do sólidos mais rígido movem – se ligeiramente num movimento invisível.
Dilatação dos sólidos

• As dilatações do sólido podem ser lineares
• Superficial ou volumétrica
• Dilatação linear – Esta dilatação corresponde ao aumento do comprimento do corpo quando aquecida você já notou que as trilha da estrada de ferro não ficam unidos uns aos outros?
• E necessário tomar essa precaução porque durante o verão quando as trilhas aumentam de comprimento pelo calor, se estivessem unidos seriam forçadas uns contra os outros o q poderia provocar uma deformação perigosa.
• A dilatação linear pode ser comprovada e medida por meio de um aparelho chamado pirômetro de quadrante.
• Dilatação superficial – A experiência apresenta na ilustração permite comprovar a dilatação superficial.
• A dilatação volumétrica – E o aumento de volume de um corpo provocado pelo aquecimento pode ser comprovada pelo anel de grave zanze

Carmita

Cleuza e Fábulo disse...

Caracterização das Substâncias

Propriedade uma qualidade peculiar de um material.Certas particularidades são mensuráveis ,como ,por exemplo, o aroma ou o sabor de uma fruta. Outras são quantitativas e podem ser medidas ,como a temperatura de ebulição a temperatura de fusão e a densidade de uma substância .



Temperaturas de fusão e ebulição normais


Defina-se como temperatura de ebulição normal aquela na qual uma substância
Passa da fase líquida para a fase gasosa sob pressão de 1 atmosfera . Para a água
O ponto de ebulição (PE) tem 100 graus ceus .definição semelhante vale para o ponto de fusão (PF) :é a temperatura em que uma substãncia em fase sólida passa para a fase líquida sob pressão de 1 atmosfera. Para a água ,o ponto de fusão vale o graus céus.


Cleuza e fabulo

APOLO E ISMAEL disse...

APOLOQUIMICA
APOLO/ISMAEL
REAÇÕES QUIMICA
As reações quimicas fazem parte do nosso dia a dia, por exemplo: quando vamos esquentar a água para preparar o café da manhã, estamos realizando uma reação quimica, pois o gás do fogão reage com o oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para conzinhar alimentos. Sabemos que para o carro andar devemos colocar gasolina, mas o que a gasolina tem a ver com o movimento do carro.
Isso só é possível devido a uma reação quimica. A gasolina utilizada nos veículos é uma mistura de vários compostos, um deles é o ocitono, composto formado por carbono e hidrogênio cuja fórmula quimica é C8H18. Quando a gasolina reage com o oxigênio(Ca2) água(H2O) é a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento.

fabianaeanapaula disse...

Tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes etc. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização etc.. Dá, enfim, fazer inferências quimicas plausíveis.
A forma clássica, tradicional, é a bidimensional. Há, porém, várias outras formas propostas, com topologia tridimensional e formatos diversos.

José Mamede & Alexandre Lino disse...

Queridos alunos,

Considerando as ferramentas apresentadas em sala de aula, segue a avaliação do blog.

Postagens: 2
Perfil: 10
Design: 10
Links: 0
Enquete: 0
Vídeo: 0
Média: 3,7
Final: 7
Média com Final: 5,0 (Aprovado)

Boa formatura.

Abraços cordiais,
José Mamede